egaion

Brasília, 12 de novembro de 2014 – O Sebrae abriu neste ano diversas vagas para os processos seletivos. A EGaion Consultoria assessorou a entidade em alguns desses processos e revela que somados foram disponibilizadas quase 200 vagas em diversas localidades do País: Alagoas, Brasília, Pará, Piauí e Rio Grande do Norte.

 

Só em Brasília foram anunciados quatro processos. Neste mês, está aberta a quinta seleção, com uma vaga para a área de Ouvidoria – Analista Técnico II.  A principal exigência neste caso é escolaridade – nível universitário e pós-graduação completos, em qualquer área. O que mais chama a atenção nesta vaga é a remuneração de R$ 8.631,05 mais benefícios, entre os quais, previdência privada, assistência médico- hospitalar e odontológica, seguro de vida, auxílio alimentação ou refeição e auxílio educação. As inscrições vão até 19 de novembro e podem ser feitas pelo site da EGaion (www.egaion.com.br – EGaion Consultoria – www.egaion.com.br – página “Seleções” – “Seleção SEBRAE/NA – 05/14”), consultoria que assessora a entidade neste processo seletivo.

 

Mas o que os candidatos precisam fazer para se sair bem nas etapas de todo o processo?  “É fundamental distinguir o processo seletivo de um concurso público e a preparação é extremamente importante para o sucesso da aprovação. Assim como no vestibular é necessário estudar e revisar os conteúdos e ler com atenção as instruções dos Comunicados de Seleção”, orienta Sonia Regina Ernica, consultora da EGaion.

 

Para melhorar o desempenho dos candidatos, Sonia preparou 11 dicas de sucesso, vamos a elas:

 

1ª Dica – Leia atentamente o Edital: É de fundamental importância a leitura detalhada do Comunicado do processo seletivo. Nele estão definidos todos os requisitos exigidos, os procedimentos, as datas e os prazos estabelecidos para cada fase do processo. Não é incomum ver bons candidatos perderem prazos ou enviarem documentação incompleta.

 

2ª Dica – Conheça bem as etapas de avaliação: Conhecer bem o que será exigido, as etapas e tipos de avaliação a que será submetido proporciona maior segurança e tranquilidade na participação.

 

3ª Dica – Processo Seletivo não é concurso público: Entender este tipo de processo seletivo e diferenciá-lo de um concurso público, ajuda o candidato a buscar os referenciais corretos para sua participação.

 

4ª Dica – Seja Objetivo: Para avaliação da experiência há necessidade de que o candidato seja objetivo e assertivo, ou seja, que descreva as atividades que exerceu de maneira sintética, evidenciando a aderência dessas atividades com a experiência que está sendo exigida para posição.

 

5ª Dica – Busque informações em fontes diferenciadas:  Observe o conteúdo programático oferecido e procure se preparar, lendo sobre os assuntos em fontes diversificadas e atualizadas.

 

6ª Dica – Revise conteúdos gerais como Língua Portuguesa e Informática: As avaliações de conhecimentos que abordam, por exemplo, conteúdos gerais (como Língua Portuguesa e Informática) e conteúdos específicos, buscam focar as questões associando-as, diretamente, à experiência exigida, ao dia-a-dia do profissional.

 

7ª Dica – Estude os temas informados: O preparo envolve a busca de material teórico a respeito dos temas informados, mas lembre-se de que o principal objetivo das avaliações desse tipo de processo é apurar conhecimento em relação à aplicação dos conceitos. As provas são elaboradas por especialistas nos temas, ou seja, profissionais com domínio conceitual associado a uma larga vivência profissional naquela área.

 

8ª Dica – Na prova discursiva observe os critérios de avaliação:  A prova discursiva é baseada em um estudo de caso. Observe bem quais serão os critérios de avaliação, já que existe um objetivo mais amplo, que é o de avaliar, além dos conhecimentos específicos (domínio do tema), aspectos como: clareza, riqueza de vocabulário, argumentação, riqueza/consistência e estruturação de ideias, entre outros.

 

9ª Dica – Na prova objetiva o que conta são os pesos de cada disciplina: Para a prova objetiva, entender o critério de apuração dos pontos pode ajudar no resultado. Observe se serão aplicados pesos, como será tratada a questão “em branco”, se haverá apenação, ou seja, perda de pontos em função de questão errada.

 

10ª Dica – Atente para o tempo da prova: Fique atento ao tempo disponível para realizar as provas. Procure planejar-se, reservando os tempos que considera necessários para cada uma das tarefas.

 

11ª Dica – Na entrevista pessoal esteja tranquilo: Para participar da entrevista técnica-situacional, é importante que o candidato esteja tranquilo, pois será exposto a questionamentos que buscam revelar seus conhecimentos técnicos, especialmente, aplicados a situações hipotéticas de trabalho. A calma e aprofundamento nos conhecimentos específicos exigidos serão grandes aliados na organização das ideias, articulação de raciocínio, na segurança com que argumenta e transmite seu posicionamento. Não se esqueça de que está em uma situação de avaliação e que o emprego adequado da linguagem também é diferencial observado.

 

Sobre a EGaion: A EGaion é uma consultoria de Recursos Humanos especializada em recrutamento e seleção para o Sistema S. Um dos diferenciais na empresa está na adequação dos projetos a cada demanda específica, focando sempre nos resultados do trabalho. A consultoria atua também nas áreas de desenvolvimento profissional e gerencial, consultoria em gestão empresarial e credenciamento de consultores e instrutores para a entidade. Mais informações pelo site www.egaion.com.br

 

Informações para Imprensa: ToddaiCOM, Assessoria de Imprensa –  Patricia Toddai – (11) 2493-4261/99640 0800 – patricia@toddaicom.com.br

bém é diferencial observado.