A iniciativa comemora o acesso de um milhão de pessoas que já passaram pelo coletor Papa Cartão® espalhado por estações do metrô em São Paulo, escolas em Santos, Shopping em Recife e em empresa de Maceió

 

             logo programa RCSão Paulo, 02 de dezembro de 2013 – O Programa RC – reciclagem de cartões de PVC  está no ar há pouco mais de dois anos e comemora o acesso de mais de um milhão de pessoas aos coletores Papa Cartão® espalhados por diversos pontos nas cidades de São Paulo (SP), Santos (SP), Recife (PE) e Maceió (AL). Com os resíduos recolhidos dos coletores é possível transformá-los em novos cartões e também em brindes e objetos úteis, tais como: capas de agendas, cadernos e bloquinhos, porta-copos, porta-guardanapos, porta-retratos, marcadores de páginas, e até pulseiras e pisos.

Em Recife, no Shopping RioMar, por exemplo, já foram recolhidos até o momento mais de dois mil cartões. Com este material, por exemplo, será possível produzir 371 bloquinhos, ou 556 marcadores de páginas, ou ainda, 371 porta-guardanapos. Na região, o Programa tem parceria com a Ecopere, consultoria ambiental. Segundo Fabiana Nunes, sócia-diretora da empresa, neste primeiro momento, o material coletado será triturado em pedaços menores, aumentando significativamente a segurança e enviado para a R. S. de Paula para ser reciclado. “Porém, a meta é instalar, no futuro, uma fábrica de reciclagem aqui no estado de Pernambuco”, diz.

A iniciativa também está nas escolas. Em parceira com o programa educacional Escola Total da prefeitura de Santos (SP), a reciclagem de cartões vem circulando de forma itinerante por 18 instituições de ensino. Até fevereiro de 2014, o objetivo será apresentar o Papa Cartão® a cinco mil crianças que fazem parte do Escola Total. Até agora, o programa já percorreu 10 instituições e foram recolhidos mais de 1.700 cartões de plástico que foram triturados no coletor Papa Cartão®.

Em São Paulo, o coletor pode ser encontrado nas estações Sé, Conceição, Paraíso e Consolação do metrô, no Continental Shopping, no conjunto Nacional e na sede da escola São Francisco de Assis no bairro do Tatuapé.

Já em Maceió, o coletor funciona como um projeto piloto dentro da sede do Sebrae. Após participar da feira do empreendedor, em setembro deste ano, o Papa Cartão foi recolhido pela instituição que fez de sua sede um Ecoponto.

O Programa de Logística Reversa de Cartões de PVC nasceu com o objetivo de dar um descarte correto e seguro aos cartões de PVC — de banco (débito e crédito), de lojas e supermercados (fidelidade), seguro-saúde, cartões telefônicos, presentes, credenciais e assim por diante — que perderam a validade ou se danificaram.

“O Papa Cartão® corta os cartões em pontos estratégicos, inutilizando inclusive tarjas magnéticas e chips, mesmo assim, é importante que o usuário avise o emissor do cartão que não o quer mais e irá destruí-lo. Esta ação do consumidor é de extrema importância e valoriza nossa iniciativa”, alerta o criador do programa, o empresário Renato Soares de Paula acrescentando que com esta iniciativa é importante acabar com o “corta e joga no lixo”.

O programa RC já tem como parceiros empresas como Seguros Unimed, Central Nacional Unimed, Metrus, Alelo, Braskem (em algumas ações pontuais) e o Instituto do PVC e Plastivida.

Para os próximos meses, o empresário tem por objetivo continuar crescendo com os pontos de coleta em locais públicos e dentro das empresas parceiras. “Estamos trabalhando para ampliar o acesso aos Papa Cartões®, chegaremos em breve ao Rio de Janeiro, Brasília e em outras cidades”, revela de Paula.

Para fazer parte dessa rede acesse: www.programarc.eco.br e também pela fanpage no facebook: /papacartão.

Sobre o Programa RC: Braço da R. S de Paula, uma indústria fabricante de cartões de PVC, o programa RC – Reciclagem de Cartões nasceu com o objetivo de dar um descarte seguro e correto aos cartões de PVC pós-uso, tais como, cartões de crédito, débito, fidelidade de lojas, seguro-saúde, telefônico, etc. Esta é uma iniciativa inédita em todo o mundo e foi idealizada pelo empresário Renato Soares de Paula, sócio-fundador da R. S de Paula. O programa tem o apoio de empresas como Alelo, Seguros Unimed, Central Nacional Unimed, Metrus (Instituto de Seguridade Social dos Metroviários), além de Braskem, Instituto de PVC e Plastivida.

Contato para Imprensa: ToddaiCOM

Patricia Toddai – 11 2879 8676/11 99640-0800 – patricia@toddaicom.com.br