Por Patricia Toddai*

patricia@toddaicom.com.br

Estamos chegando ao final de mais um ano, ufa! 2016 foi difícil, com notícias ruins todos os dias, desemprego, denuncias de propinas, manifestações, mudanças de lei polêmicas em votação, cassações, e até um impeachment tivemos. Mas, não é disso que gostaria de falar.

Ainda tivemos sim boas notícias, basta acessar, por exemplo, os portais de Economia e Empreendedorismo do UOL, ou até mesmo o site da Pequenas Empresas Grandes Negócios.

A criatividade do brasileiro surpreende e muitos se aproveitam desse momento para criar e arriscar.   Vejam caso, por exemplo, da esteticista Erika Martins, hoje na capa do UOL que criou uma linha de biquínis de fita isolante a partir do serviço bronzeamento na laje, em sua casa no bairro do Realengo, zona oeste, do Rio de Janeiro. As clientes têm seus biquínis feitos com fita isolantes e são besuntadas com o bronzeador criado por ela. A sessão custa R$ 70 e dura, em média, duas horas. No verão do ano passado ela faturou R$ 50 mil e espera dobrar o resultado este ano. Erika aproveitou um costume local para transformá-lo em um negócio próprio.

Outro exemplo vem da área de educação. É o caso da Evolua Educação — especializada em criação e desenvolvimento de Sistema de Ensino Interativo, a empresa espera fechar 2016 com um faturamento com 54% de crescimento.

A Evolua já atendeu mais de seis milhões de alunos em todo o país e conta hoje com mais de 150 mil alunos ativos distribuídos por todos os Estados do Brasil, além de países como Angola e Japão. O segredo da empresa foi investir em novas metodologias de ensino, em tecnologia de ponta e em ações de branding, o que deu certo.

Sempre é tempo de investir sim em algo que pode mudar radicalmente os rumos de sua empresa ou  de sua vida profissional, aliás acho que é para isso que serve a crise. Para analisar onde você tem errado, onde acerta e fazer os ajustes. Sair da crise é nosso papel. Temos sim de nos posicionar como cidadãos lutando por mais justiça e igualdade social, mas não podemos nos paralisar frente as ondas de pessimismo que se alastrou e vem se alastrando em nosso país.

Somos mais do que isso, uma grande nação se faz com grandes ideias. Hoje, ouvi que o Brasil está numa crise de ideias. Ora, será que é isso mesmo? Sempre busco ter uma visão positiva e continuo acreditando que o melhor do Brasil é o brasileiro. #prontofalei.

*Patricia Toddai é jornalista e há cinco anos atua como empresária no ramo da comunicação. A profissional acumula mais de 15 anos de experiência em assessoria de imprensa, estratégia de comunicação, administração de crises, produção de conteúdo e redes sociais.

Mais informações: www.toddaicom.com.br

LinkedIn: /patriciatoddai