Redes Sociais AINDA é uma inovação?

Por Patricia Toddai,  diretora da ToddaiCOM – Comunicação Empresarial para PMEs.

patricia@toddaicom.com.br

 

Atravessamos um período de crise econômica em todo mundo, mas no Brasil, em particular, esse cenário é um pouco mais preocupante. Pois, além da recessão econômica, passamos por um momento de falta de diretriz política, o que acaba agravando a confiança nos investimentos em nossas bases de receita, como indústria, comércio e serviços.

 

Entretanto, são em momentos como estes que cabe aqui a inovação. Inovar é se reinventar, criar novas formas de acessar seu público, sejam eles empresas ou pessoas. Acreditar em seu negócio, mesmo sob a pressão tributária, é o primeiro passo para concretizar os resultados.

 

O segundo passo está na inovação, inovação na forma de se relacionar com seu cliente, inovação antes, durante e, principalmente, no pós-venda. Isso significa também entrar na mesma “onda” de seu cliente. Se ele quer se relacionar com você por celular (seja voz ou mensagem), responda! Vá além. Participe das redes sociais onde eles estão. Se conecte – já que mais da metade da população brasileira está conectada (veja abaixo a declaração de Juliana Sawaia, do IBOPE Media). Seja acessível e faça parte da rede dele, se ele permitir, é claro.

 

Investir em Redes Sociais não é mais uma inovação, as ferramentas e aplicativos já estão aí, a inovação está na forma como você se comunica por meio das redes sociais. O conteúdo é ainda o meio mais inovador de se aproximar do seu público e acredito que sempre será. Compartilhar informações relevantes com estrutura e de fontes confiáveis é sim um passo inovador.

 

Realizar posts “fora da caixa” de seu mundo corporativo, trazendo um conteúdo que faça parte da rede, é outra inovação. Estar atento ao que se fala de você, de sua marca e de seu produto também é inovação. Enfim, a palavra de ordem quando falamos em Redes Sociais é Conteúdo. Invista em textos, imagens e vídeos compatíveis com sua empresa e seu meio de atuação. Reserve 10 minutos de seu tempo para isso. Pense e organize suas ideias e as coloque em prática. Se ainda tiver budget, vale a pena investir num profissional qualificado para isso.

#tenhodito.

 

Declaracao IBOPE_conectividade2015