Plinio de Oliveira Júnior, consultor da área, aponta tendências, dicas e foca na importância do planejamento de lojistas para aumentar a receita 

logo-improve-alteradoSão Paulo, 07 de junho de 2013 – Com a proximidade do dia dos namorados, o comércio varejista espera um aumento de 11.2% suas vendas no período, segundo economistas da Improve, Consultoria Empresarial. Entretanto, para se conseguir isto não basta apenas em investir em produtos de qualidade e em promoções. É preciso pensar mais a frente. A localização da loja, conhecer o público-alvo, planejar a renda por cliente e investir em mix de produto, fazem toda diferença.

Até a chegada da data é preciso também focar em ações estratégicas de visibilidade da marca através do marketing, ressaltando as promoções, sempre pensando em aumentar o fluxo de pessoas na loja ou ainda melhorando o ticket médio das compras, neste sentido o bom atendimento e conhecimento aprofundado do produto fazem toda a diferença, os vendedores / vendedoras devem estar sempre bem arrumados e com bom animo para atender os clientes. Temos que evitar que os vendedores fique na porta da loja como uma barricada, pois isso assusta o cliente. Como Bom Brasileiro que somos, muito de nós, deixamos as compras para o próprio dia, buscando nos aproveitar do desconto que a loja irá proporcionar para não ficar com o estoque parado, este fato também deve estar planejado.

É o que acredita também Plinio de Oliveira Júnior, consultor em varejo e sócio-fundador da Improve, Consultoria Empresarial. Segundo ele, para complementar as vendas e atrair clientes a loja, vale apostar na decoração, por exemplo. “Aposte no vermelho que é a cor da paixão, bexigas no formato de coração, rosas vermelhas, vitrines chamativas e de bom gosto, equipe uniformizada com o tema e assim por diante. E, dependendo do ramo da loja e localização, até um casal dançando em frete a loja pode chamar atenção dos clientes para a data do “Dia dos Namorados”, diz o consultor.

Além disso, o momento é propício para acreditar no bom atendimento. “A equipe deve estar preparada e perguntar o que ela ou ele gostaria de ganhar, investigar melhor sobre o perfil do pessoa que ganhará o presente, se é mais introvertida ou extrovertida. Com essas dicas nas mãos fica mais fácil do vendedor (a) ajudar melhor o cliente a encontrar um presente sob medida para o seu namorado (a)”, finaliza Júnior.

Sobre a Improve, Consultoria Empresarial - Consultoria empresarial especializada em Pequenas e Médias Empresas ao apoio as áreas administrativa, financeira, tecnológica e comercial. Entre as soluções oferecidas pela companhia estão: Captação de Recursos Financeiros, Compra de Recebíveis, Cursos e treinamento, recuperação tributária e Strategic Sourcing. A Improve acaba de criar um segundo braço a Improve Consultas um birô de crédito da mais alta confiança, acesse: www.improveconsultas.com.br e/ou www.improveace.com.br