dia do jornalistaPor Patricia Toddai

(fundadora da ToddaiCOM – Agência de Comunicação para PMEs)

patricia@toddaicom.com.br

 

Estou formada há 22 anos como jornalista num País que é constitucional preservar a liberdade de expressão, mas que entretanto desmerece, xinga, censura e até espanca ou mata jornalistas que estão apenas realizando seu trabalho. Complicado, né? Porém, essa sensação é também mundial.

Vivemos um momento pessimista em nossa área de muita repressão e disseminação de um grande mal: as fakes news. Nossa profissão nunca foi tão necessária como agora. Estamos em tempos de eleições, campo vasto para as notícias falsas e o único jeito dos eleitores se defenderem desse mal é por meio das boas notícias, aquelas apuradas, verificadas, editadas, reeditadas, corrigidas, investigadas e rica em fontes de grande credibilidade.

Só por meio das mídias oficiais é possível saber se “aquela notícia” (se é que podemos chamar de notícia) ser verdadeira ou não. Sigo no nosso compromisso de honrar com a verdade dos fatos, ser independente, curiosa, muito curiosa e de fazer as perguntas certas.

Sigamos debatendo nas diversas questões que rondam a nossa profissão: como a sua regulamentação; a valorização do profissional; a liberdade da apuração; a valorização dos profissionais experientes e de nossa língua portuguesa (como jornalista sou sim amante de nossa lindíssima língua) enfim…

Hoje, todos nós podemos ser jornalistas publicando “notícias” em seus blogs, redes sociais, microblogs, comunidades, quadro de mensagens, fóruns de discussão on-line, podcasts, wikis e vlogs, porém nunca nos esqueçamos do compromisso com a verdade.

A base do jornalismo seja ele impresso, digital, de imagens é a apuração. É dever e obrigação de todos que escrevem certificar-se do fato que será narrado. Nunca eliminando a apuração e a investigação do mesmo. Todos nós somos responsáveis por aquilo que escrevemos e devemos sofrer as consequências dos escritos, porém na maioria das vezes não sofre. A impunidade sob a prática do jornalismo irresponsável tem sido cada vez mais frequente. Enfim, nunca nossa profissão se fez tão necessária e é tão desvalorizada como atualmente.

Fica aqui a reflexão e Parabéns colegas pelo Dia do Jornalista!

#prontofalei; #diadojornalista;#jornalista;